quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O encanto do encarte (que coisa linda, que coisa boa)

Papo batido, mas o blog é meu e preciso desabafar. CD faz falta. Os vinis e os CDs permitiam a "degustação" de um álbum. O vinil tem mais defensores, mas para mim a experiência de ouvir um vinil ou um CD pela primeira vez é a mesma, uma vez que o encarte (dos detalhados, com letras e arte bacana) me obrigam a parar tudo o que estou fazendo só para voltar toda a minha atenção pro disco. Aliás, os encartes de disco foram tão importantes pra mim que caí no dzáaaain por culpa deles.

Escutar um disco novo pela 1ª vez era um ritual, uma hora só minha.

Primeira coisa logo depois de colocar o CD pra tocar era automaticamente sacar o encarte e enfiar o nariz no papel couché para sentir aquele cheiro bom de disco novo. Delícia acompanhar as letras das canções enquanto elas tocavam, perceber os detalhes da arte. Era como se eu fosse mais íntima das músicas que eu ouvia. Pra mim esse contato com o encarte tornava até os arranjos mais perceptíveis e palatáveis, como se através dele captasse melhor a síntese do álbum inteiro. Orgâaaanico, caaaara!

Hoje em dia escutar um disco pela primeira vez em MP3 se tornou tão banal, tão corriqueiro.
É como fast food.

Estou sempre fazendo alguma outra coisa enquanto escuto um álbum. Talvez isso justifique o fato de não ser mais cativada por uma banda como OUTRORA. Ah! Aquele calafrio, aquela vontade de pegar uma guitarra pra tocar depois de ouvir um disco... Juro que é minha última analogia, mas é que nem sexo casual. Pode até ser bom, mas é totalmente descartável e sem sentido.

É. Tô numas de saudosismo. Sinto falta dessas pequenas coisas que causaram grandes efeitos em mim e agora parecem tão esquecidas. Meu casamento com o rock só vai esfriar se eu deixar. Sinta o drama: hora de uma missão de resgate do meu primeiro amor com a música. OK! Depois também vou deixar as analogias um pouco de lado.

Em 2009 prometo me dedicar mais à arte de parar tudo pra ouvir um disco. Vou resgatar esse hábito. Acho até que isso vai despertar meu bichinho musical e capaz de eu voltar a compor freneticamente como antes. Aqui na minha cidade não se acha mais CD, mas a internet tá aí e eles aceitam meu cartão de crédito! Outras bandas já pensam a frente de seu tempo olhando para trás (e isso é plausível!) e estão se mexendo para não deixar os fãs dos encartes decepcionados! Esses disponibilizam encartes em alta resolução pro nego baixar junto com o álbum em mp3 e mandar imprimir. Assim que tem que ser, minha gente! Não sei se é a mesma coisa, mas experimentemos.

Nova promessa de começo de ano! Acho que ainda dá tempo!

*Fiquei assim por causa do encarte do "In Rainbows". Envelope de papelão lindo com o material solto dentro e ainda te dá a opção de passar tudo pra caixinha de acrílico, adesivando por fora (isso, vem adesivado). O Thom Yorke é quem faz a arte dos encartes sob um pseudônimo. Por isso também é um encarte ótimo pra se acompanhar com o disco, pois um realmente completa o outro por ter a mesma pessoa envolvida nos dois.

Nenhum comentário: